O dia que Foz do Iguaçu teve medo


Três dias após o temporal – que atingiu diretamente quase 60 mil moradores – o medo de uma nova tragédia tomou conta da população de Foz do Iguaçu. As preces na quinta-feira não eram apenas daqueles que sofreram na pele ou no bolso com os prejuízos da chuva de granizo da noite do feriado de 7 de setembro. A cidade inteira se envolveu e “comprou” a causa para si com o coração e muitas doações.

Pelas redes sociais, o alerta do Simepar sobre a possibilidade de novos temporais (inclusive com granizo) se espalhou rapidamente. Ninguém queria acreditar que aquelas trites cenas poderiam se repetir, e tão rapidamente. No começo da tarde, o céu começava a escurecer. Algumas gotas caíam sobre as 15 mil casas destelhadas recentemente, muitas ainda cobertas provisoriamente por lonas.

O céu nublado e as portas fechadas de parte do comércio deixavam o Porto Meira ainda mais triste. Na loja de materiais de construção, as vendas estavam bem acima do normal, mas ninguém estava feliz com isso. Não era esse o motivo que os proprietários queriam para que o seu estoque dos materiais se esgotasse. “É rezar para que não venha mais chuva. Aqui já não temos mais telhas, pregos e fitas. As lonas chegaram a acabar, mas já fizemos a reposição”, disse a vendedora Maria Helena da Silva. O pensamento dela também estava lá fora. No clima. Afinal também havia sido prejudicada pelo temporal.

Se não bastasse conviver com as dores causadas por uma artrose – que a castigam diariamente – a dona de casa Clarice Marques agora também tinha de lidar com estes sustos do clima. “Escutei a previsão de granizo e já estou mais doente de tão preocupada”. E não é para menos. Após perder praticamente tudo o que tinha, para reconstruir sua casa na Avenida Morenitas conta com a ajuda de parentes. “Se fosse por mim, arrumava apenas uma peça da casa para poder dormir. Meu genro fez uns empréstimos e está me ajudando, colocando telhas de zinco. Eu não teria condições”.

Entulhos causados pelo temporal do dia 7 de setembro.

Os entulhos causados pelo temporal do dia 7 de setembro na casa de Dona Clarice.

O Lar dos Velhinhos também não teria condições para se reconstruir sozinho, mas tem um time de voluntários apaixonado pelo local. Logo após o temporal, eles começaram a chegar. “Tivemos muita ajuda com a doação de alimentos, vidros e telhas. Não podemos nos queixar”, agradece Visitación Ferreira, coordenadora do local que hoje abriga 52 idosos.

Temendo a “tragédia de quinta-feira” (aquela da previsão do Simepar), a coordenadora fez o que pôde para se prevenir. Com a ajuda dos bombeiros, a cobertura do telhado foi reforçada. “Vai ser um caos se essa chuva chegar. Estamos colocando lonas de caminhão, que são mais resistentes”.

Lar dos Velhinhos ganhou lonas mais reforçadas para prevenir novos estragos.

Lar dos Velhinhos ganhou lonas mais reforçadas para prevenir novos estragos.

Mas dos males o menor. À noite, a temida chuva veio, mas sem as pedras de granizo, que já nos causaram tanta destruição. Aos poucos, com paciência e muita solidariedade, esse pedaço de Foz do Iguaçu vai sendo reconstruindo.

Reconstrução

Segundo informações da Prefeitura Municipal, cerca de 50 mil telhas, que foram compradas de forma emergencial, devem chegar ao município até sexta-feira. O material será entregue diretamente nas residências das famílias atingidas, já cadastradas na Defesa Civil.

O trabalho será feito em parceria com o Exército, Marinha, Polícia Federal, Receita Federal e Aeronáutica. Para a próxima semana está prevista uma força-tarefa no município para recolhimento de telhas quebradas e entulhos gerados pelo temporal.

Há vários pontos de arrecadação de donativos espalhados pela cidade. O principal deles é o Centro de Convivência do Idoso, no Jardim São Paulo.

Solidariedade em forma de muitas doações no Porto Meira.

Solidariedade em forma de muitas doações no Porto Meira.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s