Precisamos de uma FIFA no Brasil


Antes que leia apenas o título e tire suas próprias conclusões, lhe convido para conferir o texto na íntegra. Deixo claro que não estou entrando na questão de transparência da associação internacional de futebol, a FIFA, que já foi palco de episódios tão sujos quando os de nossos governantes.

O Brasil deveria ou não sediar a Copa do Mundo? Esta questão é muito particular, afinal na lista de prioridades, sem dúvidas que saúde, educação, segurança pública (e por aí vai) estão na frente da construção de estádios bilionários.

Mas além da exorbitante quantia investida no evento esportivo, para mim uma reflexão que fica é sobre a necessidade de termos um órgão mais firme, que acompanhe de perto as nossas necessidades e o andamento das obras. Fico imaginando se tivéssemos a Copa da Saúde – que tal a construção de um hospital bilionário? – ou de uma Copa da Educação, com investimentos pesados em escolas e universidades de primeiro mundo, como é o caso dos nossos novos estádios.

Pois é. As nossas “arenas da Copa” estão sendo consideradas como de primeiro mundo, e, muito disso se deve ao acompanhamento firme (e até chato) de uma entidade, a FIFA, que tem exigido tudo nos mínimos detalhes. Se por aqui, pecamos na transparência, poderíamos compensar em cronogramas e prazos, como a associação internacional tanto cobra.

Virou clichê falar que o Brasil não deveria sediar a Copa, mas vale lembrar que, infelizmente, os problemas sociais brasileiros são os mesmos de antes, durante e depois do evento. Acreditar que R$1 bilhão investido num estádio seria investido na solução de alguma de nossas necessidades me parece improvável.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s