O fim do papel?


"O fim do papel": notícia real ou ficção científica?

Quem diria. Os tablets – esses dispositivos multi-usos em que é possível fazer milhões de coisas tecnológicas- estão se popularizando de maneira impressionante no exterior. E já há quem diga que é possível achar a mais nova versão desse “sonho de consumo”, o iPAD 2 em nosso país vizinho Paraguai, e ainda por um preço razoável, jamais imaginado em um prazo tão curto.

Confesso que ainda estou formando uma opinião sobre o novo aparelho que logo deve virar febre também no Brasil. Uma coisa é fato: realmente os aparelhos tecnologicamente fascinantes pelo tanto de funções incoroporadas em um só produto. Porém, não me sinto seguro em adquirir o novo produto, por ainda não ter noção da utilidade que eu teria em minha vida. Lógico que um desses de presentinho jamais iria mal! 😀

E dessa popularização surge uma outra discussão. “Será que estamos chegando ao fim da era do papel (ou dos jornais e revistas impressos)?” Acredito que dentro de um prazo de 10, 15 anos, o papel irá começar a ser considerado pré-histórico. Principalmente pela visão ecologicamente correta cada vez mais presente na população, porém vai um alerta importante: o lixo eletrônico vem aí com uma força de tsunami contra em comparação à devastação causada pelo nosso amigo do papiro.

Aí é que surge o meu lado romântico pelo papel. Ainda para mim, a sensação de ler um jornal ou uma revista ainda é indiscritível. Leio no computador “por profissão”, pela facilidade, mas o resultado jamais será igual. No papel, a leitura me transporta, me tira toda a atenção do mundo e me leva ao incrível mundo das palavras. Na Internet, ainda não. Inclusive, uma dessas pesquisas científicas comprovou que o nosso cérebro não é capaz de assimilar tantas informações lidas em um texto “online”. Nessa modalidade a leitura é dinâmica e as informações ficam em nossa memória rápida. Tá aí parte da explicação dos problemas de memória que nós da geração Y enfrentamos diariamente!

Eu amo a tecnologia, mas para cima do papel ainda não, ok!?

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s