As alternativas para Foz do Iguaçu (PR), líder do ranking de assassinatos entre jovens


É. Mais uma vez a nossa cidade está no noticiário nacional, mas dessa vez não é por causa do recorde de turistas ou da cheia das Cataratas do iguaçu. Infelizmente, a cidade está nas manchetes policiais.

Segundo a matéria, veiculada nesta quarta-feira (8), Foz do Iguaçu é a cidade onde acontecem mais assassinatos entre jovens entre 12 e 19 anos. Segundo dados do IHA (Índice de Homicídios na Adolescência), a cada 1000 pessoas entre 12 e 19 anos,  11,8, morrem dessa maneira no local.

O que podemos fazer?

A situação é triste, mas apenas criticar é fácil. Nos últimos anos acompanhei alguns trabalhos e conheci gente que pensa na transformação dessa realidade e merecem a valorização pelas iniciativas humildes de mudar isso tudo.

Um deles é realizado pela Pastoral da Juventude. São cerca de 15 grupos de jovens, espalhados por toda a cidade, que buscam através da  religião novas perspectivas para os jovens da cidade. Além das reuniões semanais,  nos bairros de cada grupo, vários eventos de integração são realizados durante todo o ano. São jovens evangelizando jovens, uma alternativa.


Nos últimos dois anos também conheci outros dois programas que me tornaram mais otimista quanto ao futuro da cidade: o Trilha Jovem, do Instituto Internacional POLOIGUASSU e o PIIT (Programa de Iniciação e Incentivo ao Trabalho, da Itaipu Binacional.

O Trilha capacita jovens para as práticas relacionadas ao turismo e hotelaria, e o PIIT, em parceria com a Guarda Mirim, dá aos adolescentes de baixa renda da cidade a oportunidade do primeiro emprego na binacional. Em ambos os programas, são criadas amizades verdadeiras e ajudam na construção de valores.

São pessoas que estão pensando em soluções, e não apenas se atentando para números e críticas. Parabéns!

Anúncios

2 pensamentos sobre “As alternativas para Foz do Iguaçu (PR), líder do ranking de assassinatos entre jovens

  1. Pingback: Tweets that mention As alternativas para Foz do Iguaçu (PR), líder do ranking de assassinatos entre jovens « cotidianews -- Topsy.com

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s